Periodontologia
A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais (estruturas que suportam os dentes como gengiva e osso alveolar).
As doenças periodontais são doenças que afectam os tecidos que envolvem e suportam os dentes, e que têm como função manter os dentes firmemente implantados nos maxilares. Estas doenças dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites. As gengivites são caracterizadas por uma inflamação superficial da gengiva, apresentando um tratamento fácil e simples, e uma consequente recuperação total dos tecidos. Nas periodontites há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção de osso e, caso não sejam tratadas, podem levar à perda dos tecidos. Geralmente não causam dores, mesmo em casos mais avançados.
Qual a causa das doenças periodontais?
A causa mais frequente são bactérias. Na boca existem mais de 300 tipos diferentes e muitas delas são potencialmente lesivas para a gengiva. Estas bactérias acumulam-se nas superfícies dentárias e no sulco gengival, constituindo a placa bacteriana. Quando as bactérias crescem exageradamente e ultrapassam um número considerado “normal” originam problemas periodontais.
Estas doenças têm cura?
O tratamento das doenças periodontais consegue suster o avanço da doença, mas não consegue, na maioria dos casos, curar no sentido de repor os tecidos perdidos. Por outro lado, a periodontite é considerada uma doença crónica, pelo que é fundamental frequentar as consultas regulares de manutenção. Caso contrário, a doença volta a reativar-se. Nas formas mais agressivas, como em caso de crianças e jovens, fumadores de mais de 20 cigarros por dia e em algumas doenças sistémicas, como a diabetes não controlada, o tratamento pode não resultar no controlo total da doença, mas no seu avanço mais lento.