Reabilitação Oral Removível

Quais as consequências da perda de dentes?

Para além das alterações estéticas, fonéticas e funcionais a perda de um dente provoca na boca alterações nomeadamente nos outros dentes, pois alteram a relação que estes estabelecem, isto é, os restantes dentes movem-se para os espaços que ficam “vazios” sofrendo rotações e inclinações alterando a oclusão (mordida).

Como pode substituir os dentes perdidos?

A perda dentária pode ser compensada através de tratamentos com prótese fixa ou prótese removível.

Uma prótese é um dispositivo que substitui dentes e estruturas orais perdidas, permitindo o restabelecimento da função mastigatória, da estética e da fonética.

O que são próteses totais removíveis?

As próteses totais removíveis são próteses que permitem que o paciente as remova e que substituem todos os dentes da cavidade oral. São confecionadas em acrílico e apresentam a capacidade de sofrer alterações quando estas são necessárias (ajustes, rebasamentos).

O que são próteses parciais removíveis?

Em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis pode optar por este tipo de prótese.

As próteses parciais podem apresentar uma estrutura metálica (esquelética) ou acrílica para suportar os dentes artificiais.  A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese parcial acrílica é constituída predominantemente por resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.

Prótese removível acrílica

Prótese removível esquelética

A prótese esquelética apresenta algumas vantagens em relação à prótese acrílica: é uma prótese mais resistente e higiénica; apresenta também uma menor espessura, o que a torna mais confortável. O facto de apresentar um melhor suporte impede o seu afundamento nas estruturas orais de suporte.