Branqueamento

Quem pode fazer branqueamentos dentários?

Em princípio qualquer pessoa, com um bom estado de saúde oral, pode efetuar branqueamentos dentários. Pacientes que apresentem problemas dentários, lesões de cárie, desgastes, sensibilidade ou outros podem necessitar de tratamentos prévios.

Que efeitos secundários podem surgir?

De um modo geral os efeitos secundários, quer a nível dentário quer a nível gengival, estão relacionados com a concentração dos produtos utilizados, a forma como são aplicados e as condições específicas de cada paciente. Os mais frequentes são a sensibilidade dentária e algum desconforto gengival que normalmente desaparece após interrupção do tratamento. Contudo, a aplicação incorreta dos produtos químicos de maior concentração, com ou sem luzes acessórias, pode provocar lesões mais graves  e duradouras. O médico dentista pode prevenir e controlar clinicamente estas condições.

Pacientes que possuam próteses ou restaurações dentárias poderão ter necessidade de as substituir ou reparar no final do branqueamento, de forma a harmonizar a cor e a integridade das restaurações dentárias, na medida em que os produtos de branqueamento não atuam na cor dos materiais que as compõem.

Porque temos os dentes escurecidos/manchados?

  • ingestão regular de alimentos tais como café, chá, coca-cola, vinho tinto ou outros com alto teor de corantes;
  • idade;
  • hábitos tabágicos;
  • pigmentação consequente à utilização de medicamentos específicos, como a tetraciclina;
  • dentes desvitalizados ou que sofreram traumatismos.


Que tipos de branqueamentos existem?        
                                                                                                     
Os dentes podem ser branqueados externamente de duas maneiras:

Em casa: através da utilização de uma goteira confeccionada no consultório dentário à medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca. Deve ser utilizado todos os dias ou em dias alternados durante 7 a 15 dias.

No consultório: onde é colocado o gel diretamente sobre a superfície dentária. Este é ativado com uma luz e cada sessão dura 15 minutos. A quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa e está relacionada com a coloração inicial do dente.
As técnicas podem ser utilizadas de forma complementar, dependendo de cada caso. Quando utilizadas em conjunto, o efeito mantêm-se por mais tempo.

Independentemente da técnica utilizada, é imprescindível a realização de uma consulta pelo Médico Dentista.

Existe também o branqueamento interno, que só pode ser efetuado em dentes previamente desvitalizados.