Reabilitação Oral Fixa

Quais as consequências da perda de dentes?

Para além das alterações estéticas, fonéticas e funcionais a perda de um dente provoca na boca alterações nomeadamente nos outros dentes, pois alteram a relação que estes estabelecem, isto é, os restantes dentes movem-se para os espaços que ficam “vazios” sofrendo rotações e inclinações e alterando a oclusão (mordida) .

Como pode substituir os dentes perdidos?

A perda dentária pode ser compensada através de tratamentos com prótese fixa ou prótese removível. Uma prótese é um dispositivo que substitui dentes e estruturas orais perdidas, permitindo o restabelecimento da função mastigatória, da estética e da fonética.

O que é uma prótese fixa?

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre um dente natural previamente preparado e/ou implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. Pode ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos.

As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm por objectivo mimetizar ao máximo a dentição natural do indivíduo tanto ao nível da função como a nível estético.

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.

As pontes são aconselhadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas, todas unidas. As pontes podem ser realizadas sobre dentes naturais e nestes casos é necessário que estejam presentes dentes, pelo menos, nos extremos da área desdentada. Também podem ser efetuadas sobre implantes.

Quando são indicadas as próteses fixas?

  • substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura do dente natural;
  • proteger um dente enfraquecido que sofreu fratura;
  • aumentar a retenção e suporte de uma prótese removível;
  • substituir um dente ausente colocando-a sobre um implante;
  • recobrir um dente com alteração de cor ou forma;
  • proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada;
  • substituir dentes ausentes.

Ponte

Coroa